quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Religião: Futebol.

(...) – Então posso constar no questionário do censo que o senhor é ateu? O senhor se importa?
– Claro que me importo! Não sou ateu. Sigo a minha religião, que é o futebol, como já te disse. É na redondinha que eu acredito. Toda minha fé num gol!
– Bom, o senhor me perdoe novamente. Mas vou ter que constar no levantamento do censo que o senhor não possui religião.
– Meu amigo, você já foi a um jogo de futebol?
– Sim, senhor.
– Mas a um jogo lotado, estádio cheio, torcida vibrando. Já foi?
– Sim, já fui.
– E pelo visto você tem um time, estou certo?
– Sim, tenho.
– E costuma acompanhá-lo sempre, até ir nas partidas você vai.
– Sim, sempre que possível, eu vou.
– E não se importa de pagar ingresso, certo? Mesmo caro do jeito que está.
– Não...
– Então vai me dizer que um negócio que tem templos e milhões de seguidores fiéis não é religião?
– É... Talvez o senhor tenha mesmo razão...(*) (**)

É com esse diálogo que elucidamos algo que está presente não somente aqui no Brasil, mas em grande parte do mundo: o poder Sagrado que o futebol tem. Apesar de bastante controverso, ninguém pode tirar do futebol o valor que ele tem. O valor de dar uma perspectiva de um futuro melhor a milhões de crianças moradoras de locais indignos a vida, o valor de uma ascensão social, o valor da possibilidade de saída da miséria, o valor, nem que seja momentâneo, de um pouco de alegria, ou pelo menos fugir da realidade.

Muita pessoas acompanham seus times de futebol como verdadeiras procissões religiosas, tratam seus uniformes como "mantos sagrados", se enchem de fé para ver seu time ganhar um jogo, fazem promessas aos céus para um título de campeonato, tratam jogadores como verdadeiros deuses. Existe até o termo "deuses do futebol" aqui no Brasil. Já na Argentina, por exemplo, foi criada a Igreja Maradoniana, em homenagem a Armando Diego Maradona, maior futebolista do nosso país irmão. Foi fundada em 1998 na cidade de Rosário. Resolveram considerar a data de nascimento de Maradona como Natal. A partir disto criaram uma igreja com orações e mandamentos, com seguidores cadastrados em vários países. Argentina, Espanha e México são, respectivamente, os países com o maior número de fiéis. A religião tem o tetragrama sagrado, D10S, que mistura a palavra em espanhol para Deus (Dios) com o D de Diego e o 10 da sua camisa. Já no nosso país mãe, Portugal, o jogador Mário Coluna era alcunhado de "Monstro Sagrado". E há outros exemplos espalhados pelo mundo, como a passagem do troféu da Copa do Mundo por lugares quase inóspitos um pouco de felicidade.

 Por fim, podemos citar os amistosos criados para difundir algo bom pelo mundo. Como por exemplo o amistoso que ficou conhecido como o "Jogo da Paz", em 2004, entre a seleção brasileira então campeã do mundo e a seleção do Haiti, local do jogo que sofria com uma guerra civil. E tanto outros jogos de caráter humanistas que aconteceram pelo mundo.

*Título tirado do livro homônimo de cartuns sobre futebol do cartunista e escritor argentino Roberto Fontanarrosa.

**http://www.gazetadopovo.com.br/blog/populares/?id=1094065

Nenhum comentário:

Postar um comentário