segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Inovação e Articulação


Quando se fala em inovação a primeira coisa que pensamos é na analogia de ressignificar alguma coisa, ou algo que para nós já tenha algum papel ou valor social. Mas não necessariamente a inovação está ligada ao processo de ressignificar, podendo ter uma relação de auto-afirmação, ou simplificação do que já existe por meio de observação do espaço e das relações estabelecidas por práticas sociais.

Para inovar podemos usar da articulação como meio de organizar parte de um processo de desenvolvimento da prática da inovação, visto que “Articular significa: preservando aquilo que faz com que algo seja ele mesmo, encontrar, toda via o modo de apreendê-lo com o outro, de maneira que o lugar da diferença não faça desaparecer a identidade... Nos permite entender a mudança, e a aparência, além da identidade e da realidade. Podemos assim nos situar na multiplicidade das imagens sem perder de vista a unidade da realidade em si mesma.” SILVA, Frank  Leopoldo e. O Outro.

Na compreensão do outro, e das suas relações por meio de articulação, se encontra uma maneira e/ou inspiração para praticar a inovação de forma incremental (melhorando) ou disruptiva (resignificando) algo, dando um novo valor por meio da compreensão dessa interação da marca com o meio, que chamamos de inovação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário