quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CULTO E ENRAIZAMENTO

CULTO E ENRAIZAMENTO
Canal de Comunicação

As práticas religiosas trazem elementos enraizadores e desenraizadores. Ecléa Bosi atenta para o fato  da divulgação de obras religiosas para as pessoas menos letradas, que ocorrem de forma simplificada, alterando a forma e o conteúdo. Forma clássicas da linguagem bíblica com a tradução de Ferreira de Almeida sofre alterações em expressões que se tornaram provérbios entre os pobres:
- Nem só de pão vive o homem.
-Quem com ferro fere com ferro será ferido.
- Pai afasta de mim este cálice.
- Bém-aventurados os que têm fome de justiça.
Novas versões da bíblia feita para os jovens trazem uma interpretação em forma de comentário, que para Ecléa Bosi distorce, simplifica, tira conotações de natureza moral ao seu bel-prazer.  

A MÚSICA

O canto de natal “Sobe a Jerusalém, Virgem oferente sem igual,
Vai, apresenta ao Pai teu Menino, luz que nasceu no tal”, reverbera em ações religiosas como o Sobe a Jerusalém, que só a mulher do povo conhece. A subida a Jerusalém com um criança no colo é uma forma de enraizamento.

A forma rimada dos versos e a música durante os cultos religiosos são elementos enraizadores, porque preservam a memória. A música é passada de geração a geração, não importando a inovação e as músicas descartáveis geradas pela consumismo. Os velhos se interessam em aprender as músicas novas, mas também querem cantas e transmitir os hinos antigos.

http://www.youtube.com/watch?v=V_RfWCNc9jo Hino da Harpa Cristã Tradicional de Igrejas Cristãs, elemento enraizador religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário