quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Identidade Nacional Brasileira: A participação dos meios de comunicação

“As culturas nacionais, ao produzir sentido sobre “a nação”, sentidos com os quais podemos nos identificar, constroem identidades. Esses sentidos estão contidos nas estórias que são contadas sobre a nação, memórias que conectam seu presente com seu passado e imagens que dela são construídas.” (HALL, 1999)

Ter sido formado por diversos grupos étnicos, fez com que o Brasil apresentasse características culturais muito diferentes. Diante de tantas distinções, como construir uma identidade nacional? Segundo Luiza Delamare Quedinho, no seu artigo "A participação da mídia televisiva na construção da identidade nacional"os meios de comunicação de massa vai assegurar que a identidade brasileira seja concebida por todo o território nacional. E, ao conceber as culturas regionais de todo país, o brasileiro constrói um sentimento de pertencimento a identidade do país.

Vale lembrar que os meios de comunicação não são os únicos elementos representacionais da ideia de identidade nacional, mas é um importante veículo de identificação. Isso fica claro quando Quedinho afirma que a televisão, hoje, está presente em 100% do território nacional, já que existem aparelhos de televisão nos 5 560 municípios brasileiros. E, para 80% da população esta é a principal fonte de informação. Por ser tão presente nas casas brasileiras, a televisão influencia (da sua maneira) a forma como o povo se reconhece brasileiro.

Seguem os links de dois programas televisivos de massa, que tem como intuito representar a cultura brasileira:

O quadro do Fantástico, Me Leva Brasil:

* O artigo de Luiza Delamare Quedinho pode ser encontrado no link: 
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1404-2.pdf

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